
A candidatura da CDU à Câmara Municipal do Funchal (CMF) realizou esta manhã "uma iniciativa política na Praia Formosa, onde defendeu o fim da 'privataria' sobre aquela zona costeira e a sua devolução plena à população".
Ao longo das últimas décadas, o litoral do concelho do Funchal foi sendo vendido aos retalhos, num processo de verdadeira privataria, que tem negado, de forma ilegal, o acesso ao mar à população. Ricardo Lume, cabeça de lista da CDU à CMF
O candidato sublinhou que "há muito tempo existem interesses especulativos na zona da Praia Formosa, que pretendem a betonização desordenada e a crescente limitação do livre acesso ao mar", reforçando que "infelizmente, a Câmara Municipal do Funchal, o Governo Regional e os partidos que os sustentam - PSD e CDS - têm sido cúmplices deste processo", acusou.

Mas, reforça, "agora há uma oportunidade real de impedir esse processo, uma decisão judicial travou a privataria que querem fazer na Praia Formosa. Para a CDU, este é o momento de virar a página", ou seja "esta é uma oportunidade para devolver a Praia Formosa à população do Funchal. As potencialidades desta frente-mar de excelência estão a ser desperdiçadas. É urgente salvaguardar este património público e protegê-lo da especulação imobiliária", advoga Ricardo Lume.
O cabeça-de-lista destacou, ainda, "a importância de transformar a Praia Formosa num espaço de fruição pública".
A Praia Formosa deve ser preservada como zona balnear de excelência, com livre acesso ao mar para todos . Propomos ali a criação da Cidade da Juventude, com espaços e infraestruturas dedicadas ao lazer, à prática desportiva e ao desenvolvimento humano, social e cultural. Ricardo Lume
O candidato, concluiu a intervenção, reafirmando o compromisso da CDU com a população: "Continuaremos a dar voz às legítimas reivindicações de quem defende a Praia Formosa como património de todos. Não podemos permitir que este espaço seja transformado numa praia, apenas acessível a uma minoria poderosa, numa cidade onde o poder económico não pode continuar a decidir tudo."
