A Black Friday celebra-se esta sexta-feira, a última novembro, e o dia é marcado por grandes descontos e promoções. No novo episódio do Economia dia a dia, podcast diário do Expresso, explicamos que cuidados deve ter para fazer as suas compras em segurança.

No podcast “O Futuro do Futuro”, Rosário Tereso, jurista da Deco Proteste, explica que a redução artificial de preços é uma das práticas mais frequentes nesta época. “As lojas aumentam muito significativamente os preços nos dias imediatamente anteriores à Black Friday para depois poderem anunciar descontos e percentagens de redução muito mais aliciantes”, exemplificou.

Mas há outros perigos, como alertou a Polícia de Segurança Pública (PSP). A existência de websites fraudulentos e o envio de mensagens falsas, nomeadamente através de “links maliciosos”, é outra das práticas identificadas. A PSP aconselhou, igualmente, que os consumidores prio­rizem “métodos de pagamento seguros” e evitem transferências bancárias diretas.

E vale a pena o risco?

Em cinco pontos, explicamos qual é a origem deste conceito e quais os cuidados que os consumidores devem ter.

Quem também andou a explorar a Black Friday e as promoções existentes foi Pedro Andersson, que tem dicas para dar. Tem medo de ser enganado na Black Friday? Rita Rodrigues, da DECO, dá uma ajuda.