
A Mercedes-Benz revelou que iniciou os testes de veículo 100% elétrico equipado com baterias de lítio de estado sólido que vão equipar os seus futuros modelos elétricos da marca germânica, que deve ser capaz de permitir uma autonomia de até 1.000 quilómetros.
O programa liderado pela subsidiária High Performance Powertrains, especializada em tecnologias ligadas à Fórmula 1, em parceria com o centro de competência para sistemas de bateria do grupo germânico.

O protótipo de bateria de estado sólido com células da Factorial foi integrado num Mercedes-Benz EQS, que precisou apenas de pequenas modificações para acomodar a bateria de estado sólido e os acessórios necessários para operá-lo.
Espera-se que a bateria de estado sólido ofereça até 25% mais autonomia elétrica em comparação com uma bateria convencional do mesmo peso e tamanho que normalmente equipa o Mercedes-Benz EQS.
Recorde-se que as baterias de estado sólido são uma tecnologia promissora em mobilidade elétrica. Fazem uso de um eletrólito sólido em vez de um líquido, o que aumenta a segurança da célula e permite o uso de novos ânodos como o lítio metálico, superando significativamente as células convencionais de iões de lítio.

Além disso, a tecnologia de estado sólido tem o potencial de aumentar a densidade de energia gravimétrica para baterias de veículos em até 450 Wh/kg no nível da célula e, assim, aumentar a autonomia de direção.
Segundo a Mercedes, a bateria de estado sólido que equipa o protótipo baseado no EQS permite obter até 25% mais de autonomia em comparação com o mesmo peso e tamanho da bateria-padrão correspondente que equipa o modelo 100% elétrico. Mais peso e eficiência energética são obtidos por meio do arrefecimento passivo da bateria.

Nos próximos meses, a Mercedes-Benz vai continuar a testar a bateria de estado sólido e seu desempenho geral num veículo elétrico quer em testes de laboratório bem como de estrada.
“Desenvolver uma bateria de estado sólido em escala reforça o nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Estamos, por isso, animados em anunciar que iniciamos os testes de estrada com um veículo protótipo equipado com essa tecnologia avançada. Obteremos dados cruciais sobre a possível integração em série desta tecnologia de bateria de ponta.”, disse Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Mercedes‑Benz Group AG.