A candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos à organização do Mundial2030 de futebol vai ter esta quarta-feira a oficialização final, ao ser votada durante o Congresso da FIFA, que começa às 14h00 (horário de Portugal continental), em Zurique, na Suíça.

Candidata única, a proposta dos três países, denominada 'Yalla Vamos!', vai ser confirmada dias depois de o relatório de avaliação ter sido divulgado, referindo que a candidatura "demonstrou claramente capacidade para receber a prova com sucesso".

Além do grosso do torneio ser disputado nestes três países, Argentina, Paraguai e Uruguai vão acolher três jogos da fase final, como forma de celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930, depois de também receberem parecer favorável da FIFA.

Luz recebe uma das ‘meias’

Os três estádios portugueses que irão acolher jogos do Mundial2030 serão o Estádio da Luz, o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto, sendo que o recinto do Benfica - o único dos três com capacidade mínima de 60.000 lugares - vai acolher uma das meias-finais da competição.

Portugal estreia-se na organização de Mundiais, após já ter recebido o Europeu de 2004, a Espanha organizou o Euro1964 e o Mundial1982 e Marrocos acolheu unicamente a Taça das Nações Africanas (CAN) em 1988, condição que irá repetir em 2025.