
Que as plantas emitiam sons em determinadas situações já era conhecido, mas que os animais conseguiam ouvir e até reagir a esses sons, isso era desconhecido, pelo menos até agora.
Após muita investigação, uma equipa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu que alguns animais reagem aos sons emitidos pelas plantas.
Segundo a BCC, esta mesma equipa foi a primeira a demonstrar que as plantas emitem um som semelhante ao de um grito quando estão angustiadas ou sob stress.
Agora, os investigadores perceberam que as traças fêmeas evitavam colocar os ovos em tomateiros se estes fizessem ruídos que associavam a angústia, "indicando que poderiam não estar saudáveis".
Estes sons, que não são detetáveis pelo ouvido humano, podem ser detetados por vários insetos, morcegos e alguns mamíferos.
"Esta é a primeira demonstração de sempre de um animal que responde a sons produzidos por uma planta", revelou o professor Yossi Yovel, da Universidade de Tel Aviv.
"Nesta fase pode ser só especulação, mas pode dar-se o caso de todos os tipos de animais estarem a tomar decisões com base nos sons que ouvem das plantas, tais como polinizar ou esconder-se dentro delas ou comer a planta", explicou Yovel.
Para garantir que as traças estavam a responder aos sons e não ao aspeto da planta, os investigadores fizeram muitos testes que foram cuidadosamente controlados.
À BBC, os investigadores disseram que o próximo passo é investigar os sons que diferentes plantas emitem e perceber se existem outras espécies que tomam decisões com base nos sons que ouvem.