
O antigo futebolista espanhol Javier Dorado morreu esta quinta-feira aos 48 anos, vítima de leucemia.
Numa carreira profissional que começou em 1997 no Real Madrid Castilla - a equipa secundária do Real Madrid -, Javier Dorado estreou-se pela equipa principal dos "blancos" em 1999, num jogo da Taça do Rei.
Campeão europeu na "era galática"
Na temporada seguinte, disputou sete encontros pelos "merengues", comandados por Vicente del Bosque, e integrou o plantel que deu a oitava Liga dos Campeões ao Real Madrid, em maio de 2000, numa final disputada em Paris frente ao Valência (3-0).
Após sair do Real, Dorado continuou a jogar exclusivamente em Espanha, onde representou Salamanca, Sporting Gijón, Rayo Vallecano, Maiorca e Atlético Baleares, o último clube onde jogou antes de 'pendurar' as chuteiras em 2012, aos 35 anos.
A luta contra a leucemia começou em 2022, tendo, segundo a imprensa espanhola, o antigo futebolista recebido um transplante de medula em maio do ano passado.
Real Madrid "lamenta profundamente" morte de Dorado
Em comunicado, o Real Madrid reagiu à morte de Javier Dorado, que "lamenta profundamente".
"O Real Madrid quer expressar as suas condolências e os seus sentimentos aos familiares, amigos, todos os entes queridos e a todos os clubes que representou. (...) Descansa em paz", lê-se na nota publicada no site oficial do clube.