A passagem de Valentino Rossi pela Ducati no MotoGP foi breve e sem os êxitos esperados, terminando ao fim de duas épocas em 2012. Mas deixou as suas marcas.
Juan Martínez, que era chefe de mecânicos de Nicky Hayden, disse à DAZN que houve uma mudança de filosofia trazida por Il Dottore ao nível do conceito da moto:
– Em princípio, a moto concebida por Filippo Preziosi era uma moto desenhada, pensada e concebida para não ter um quadro de perimetral, e a chegada do Valentino fez até mudar esta parte tão importante do projeto, um bocado com a intenção de tornar a Ducati numa Yamaha.
Uma mudança que tornou a Ducati mais complicada de pilotar, segundo o engenheiro: ‘Concetualmente, a moto não está concebida da mesma forma, e portanto no fim de contas os resultados não eram exatamente os mesmos. Fizeram-se sete versões de motos diferentes em dois anos. O surgimento deste quatro perimetral em alumínio em torno de um motor que não estava pensado e concebido… ao nível de volume era muito maior do que um motor concebido para ter este quadro perimetral, então fez com que a moto fosse ergonomicamente particularmente larga. Isso limitava a capacidade de movimento dos pilotos em cima, o que prejudicava os desempenhos’.