Mais uma equipa do primeiro escalão que caiu da Taça de Portugal! O AFS, atual 13º classificado da Liga Portugal Betclic, foi eliminado da prova rainha, após uma derrota por 3-2 diante do Lusitano de Évora, equipa que milita no Campeonato de Portugal, e que conquistou, portanto, um lugar nos oitavos de final desta competição.
Com Daniel Ramos, recentemente nomeado treinador dos avenses, já no banco, a primeira surpresa da tarde acabou por aparecer cedo na partida. Dida, logo aos 19 minutos, lançado por Miguel Lopes, ficou frente a frente com Simão Bertelli e abriu o marcador com frieza máxima.
A equipa nortenha ainda se tentava levantar do tento concedido e voltou a sofrer mais um rude golpe. Simão Bertelli, numa saída de bola absolutamente fora do tempo, atingiu Tiago Palancha na cabeça e concedeu grande penalidade. Miguel Lopes, na conversão, não perdoou e lançou a festa em Évora.
Pouco antes do intervalo, João Pinto tocou a bola com o braço na área e Nenê reduziu a desvantagem. O segundo tempo acabaria por se desenrolar de forma favorável para o emblema alentejano, com Dida, aos 64´, a dilatar, de novo, a vantagem. Zé Luís ainda reduziu aos 90+4, mas não houve tempo para mais. Fez-se taça e o Alentejo teve motivos para sorrir!
Os lusitanistas ficam, agora, à espera do confronto entre Leixões e SC Braga, de modo a perceber qual será o seu adversário na próxima fase da competição.