Eleições agendadas para o dia 19 de março

O ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) Fernando Gomes formalizou a candidatura ao Comité Olímpico de Portugal (COP), apresentando a lista para um "desafio tremendo" e contando com a subscrição de 18 federações olímpicas, entre elas o futebol.
"É um desafio tremendo, pois abrange um leque alargado de modalidades olímpicas e não olímpicas, com diferentes realidades. A harmonização destes interesses múltiplos é um desafio tremendo, pois todas elas têm determinado tipo de objetivos, em função da sua dimensão e do que podem contribuir para a elevação do desporto em Portugal. Iremos trabalhar com as modalidades com representação olímpica, mas também com as outras, que necessitam de um apoio mais substancial", sublinhou Fernando Gomes.
Em declarações aos jornalistas na sede do COP, em Lisboa, após a formalização da sua candidatura junto da comissão eleitoral, Fernando Gomes expressou já ter contactado todas as federações desportivas durante o processo, no qual teve algumas limitações.
"Até ao dia 18 de fevereiro, continuei envolvido na gestão da FPF, que, pela dimensão e importância, me limitou muito no que havia para fazer neste processo que não podia parar. Temos consciência de que, em determinados momentos, se calhar começámos mais tarde, mas significa o que, para nós, são valores de transparência, morais e éticos, pois estávamos a desenvolver atividade numa federação e achámos que não devíamos colidir com a nossa candidatura", frisou o dirigente, que liderou a FPF de 2011 a 2025.
As 18 subscritoras olímpicas da candidatura de Fernando Gomes são as federações de atletismo, badminton, basquetebol, canoagem, desportos de inverno, equestre, escalada de competição, esgrima, futebol, golfe, hóquei em campo, judo, patinagem, remo, râguebi, ténis, tiro e triatlo, anunciou ainda.
"Ainda temos mais três semanas, também liberto das funções que anteriormente desempenhava. Vamos continuar, não só com as 18 que subscreveram a candidatura, mas também com as outras que decidiram não subscrever, pois elas continuam a fazer parte da mesma realidade olímpica. Também as federações não olímpicas, todas elas podem contribuir para o que pode ser a nossa liderança à frente do COP", considerou.
Laurentino Dias e Fernando Gomes serão os dois candidatos, após a desistência de Alexandre Mestre. Segundo a comissão eleitoral, na segunda-feira vai ser feito o sorteio das duas listas e em 17 de março haverá a indicação da identidade dos representantes dos membros votantes na assembleia eleitoral.
Depois das eleições, em 19 de março, a tomada de posse vai decorrer seis dias depois, em 25, no Centro Cultural de Belém.
Eis a composição da lista de Fernando Gomes:
- Comissão Executiva:
Presidente: Fernando Gomes.
Vice-presidente: Domingos Castro (Federação Portuguesa de Atletismo).
Vice-presidente: Ricardo Machado (Federação Portuguesa de Canoagem).
Vice-presidente: Vasco Costa (Federação Portuguesa de Ténis).
Secretário-geral: Diana Gomes.
Membro: Rosa Mota.
Membro: Catarina Rodrigues (Federação Portuguesa de Judo).
Membro: Miguel Pereira (Federação Portuguesa de Basquetebol).
Membro: Pedro Farromba (Federação de Desportos de Inverno de Portugal).
- Conselho Fiscal:
Presidente: Leandro Silva.
Vice-presidente: Ana Paula Monteiro.
Secretário: António Vieira Nunes.
- Conselho de Ética:
Presidente: Tiago Brandão Rodrigues.
Vice-presidente: Marina Frutuoso de Melo.
Vogal: Duarte Vasconcelos.
Vogal: Patrícia Monteiro.
Vogal: José Pedro Sarmento.