Ainda no passado dia 2 de maio, Manuel Gaspar fez o que mais gosta e defendeu a baliza do Chartres frente ao US Créteil, em jogo da 26.ª jornada do campeonato francês. 11 dias depois, teve de fazer uma infeliz revelação nas redes sociais.

Através do Instagram, o internacional português disse que esta época, para ele, acabou, porque foi diagnosticado com a doença de Crohn.

«No início, tentei não dar demasiada importância, comecei a perder peso, dores constantes e muitas noites mal dormidas. Continuei a treinar, a competir, a fazer o que mais gosto, jogar andebol. Mas os sintomas foram-se agravando, depois de várias consultas, exames e ressonâncias, tive finalmente um diagnóstico, doença de Crohn.»

«É uma condição crónica e invisível, mas real. E exige tratamento. Um tratamento que, neste momento, é incompatível com a prática de desporto profissional», continuou, «por isso, esta época termina aqui para mim. Mais cedo do que queria. Mais cedo do que planeei. Mas com a mentalidade certa, porque sei que estou a fazer o que é preciso para voltar bem, forte e preparado».

Manuel Gaspar já representou os Heróis do Mar por 31 vezes, ele que estava a cumprir a primeira época ao serviço do Chartres, depois de, em França, já ter passado por Nantes e Dijon. Em Portugal, representou apenas o Sporting, onde ganhou o campeonato português por duas vezes.