
Fernando Gomes e Laurentino Dias são os únicos candidatos à presidência do Comité Olímpico de Portugal. A Comissão Eleitoral registou a entrada de duas listas candidatas às eleições para os Órgãos Sociais do COP, marcadas para 19 de março, no último dia do prazo para o registo de candidaturas.
Depois de Jorge Vieira antigo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, e José Manuel Araújo, atual secretário-geral do Comité Olímpico, terem abandonado previamente a corrida, Alexandre Mestre anunciou durante a tarde hoje que também retirou a candidatura ao COP. O antigo secretário de Estado do Desporto criticou a «bipolarização» da campanha entre Laurentino Dias e Fernando Gomes e afirmou que não estavam preenchidos os requisitos formais para formalizar a candidatura.
Laurentino Dias, apresentado como o candidato da continuidade, já que figurava na anterior direção do Comité Olímpico de Portugal, e Fernando Gomes, que liderou a Federação Portuguesa de Futebol nos últimos 14 anos, entregaram presencialmente as suas listas, no último dia permitido para tal.
Até às eleições, terá lugar o sorteio das listas a 3 de março, e a indicação da identidade dos representantes dos membros votantes, a 17 do mesmo mês.
O sufrágio está marcado para o dia 19 de março na sede do COP. Sete dias depois, a lista vencedora tomará posse no Centro Cultural de Belém.