Nikola Jokić está a fazer uma das melhores temporadas ofensivas da história da NBA, e o debate de onde é que ele se vai posicionar na lista dos melhores da história quando acabar a carreira está mais quente do que nunca. Contudo, mesmo o sérvio ainda não ter sequer 30 anos de idade, já pode ser considerado um dos melhores pivôs que já vimos.
Respondendo de forma direta à pergunta, sim, eu considero Jokić o melhor não-americano da história da liga. Apesar disso, existem vários atletas que concorrem com o ”Joker” por esse cargo, e de certeza que não é uma opinião unânime.
Jogadores como Dirk Nowitzki, Steve Nash, Tony Parker, Manu Ginóbli e Pau Gasol tiveram excelentes carreiras e marcaram gerações e equipas que passaram. É fulcral avisar que Hakeem Olajuwon não foi contabilizado para este debate pois tem cidadania americana e jogou pela seleção dos EUA, mesmo tendo nascido na Nigéria.
Contudo, apesar da grande qualidade destas ex-estrelas de NBA, Jokić destaca-se dos restantes, tanto em prémios individuais como na sua qualidade individual. A maneira que ele vê o jogo demostra uma inteligência de basquetebol raramente vista.
O sérvio está a fazer uma temporada que vai entrar para a história, com médias de 32 pontos, 13 ressaltos e dez assistências. Jokic ainda carrega uma equipa, que sem ele iria estar nos últimos lugares da tabela classificativa, para a metade de cima da conferência. Nikola Jokić deve acabar a carreira com o recorde de maior número de triplo-duplos, e disputará com outras lendas da NBA por um lugar no top 10 da história da liga.