Quatro minutos apenas depois de entrar em campo para substituir Martin Odegaard, um jovem de 17 anos levou a que nas bancadas do Emirates se cantasse «Nwaneri, és um dos nossos!»

Ethan Nwaneri entrou aos 82 minutos para o lugar do norueguês e, aos 86, a passe de Raheem Sterling, bateu Matz Sels com um remate junto ao poste esquerdo. Era o 3-0 diante do Nottingham Forest, depois dos remates certeiros de Bukayo Saka e Thomas Partey. Mas também a primeira marca de um grande talento na Premier League.

Durante a lesão do capitão Odegaard, o treinador Mikel Arteta resistiu sempre em apostar no médio ofensivo de 17 anos, preferindo ajustar o belga Leandro Trossard, mais habituado a alinhar sobre a esquerda, ao posicionamento do nórdico, que funciona como número 10.

Havia de certa forma alguma pressão por parte dos media e dos adeptos que a escolha fosse Nwaneri, por ser o jogador do plantel mais parecido com Odegaard, inclusive por ser esquerdino, mas Arteta resistiu, talvez até para não lançar o jovem às feras num momento em que a equipa não estava a carburar como antes.

Há quem já veja no golo de hoje um momento de afirmação de Nwaneri, a dizer-se pronto para vingar. Ele que, em 2022, aos 15 anos e 181 dias, se tornou o mais novo de sempre a jogar na Premier League.

A partir deste domingo passa a ser o segundo mais novo a marcar pelo Arsenal, aos 17 anos, 8 meses e 2 dias, ficando apenas atrás de… Mikel Arteta (17 anos, 3 meses e 21 dias).

Com um pé esquerdo extraordinário e uma visão e leitura de jogo já muito madura, Ethan Nwaneri é sem dúvida um nome a que ficar atento nos próximos tempos.