O Benfica não foi além do segundo lugar da Liga Portugal Betclic na última temporada, e, por isso, falhou a entrada direta na tão ambicionada Liga dos Campeões. Mas ainda tem possibilidades de entrar na fase regular. Para tal, terá de ultrapassar duas eliminatórias de acesso à principal prova do futebol europeu. 

E é amanhã que os encarnados irão conhecer qual o primeiro obstáculo que terão pela frente para lá chegar. O sorteio da terceira pré-eliminatória realiza-se esta segunda-feira, em Nyon, na Suíça, a partir das 11 horas e as águias estão no pote dos cabeças de série, tal como o Feyenoord, o Club Brugge e o Rangers e o Panathinaikos, que ainda irão defrontar-se na segunda pré-eliminatória de acesso à Champions.

Mas, para amanhã, o que interessa é saber quais os quatro possíveis adversários das águias para a terceira pré-eliminatória: Os franceses do Nice, os turcos do Fenerbahçe (equipa liderada por José Mourinho), além dos vencedores do Viktoria Plzen-Servette e do Brann-Red Bull Salzburgo, jogos referentes à 2.ª pré-eliminatória, que irá começar a disputar-se esta semana.

O Nice terminou em quarto lugar do campeonato francês, a apenas um ponto do Monaco, que já teve entrada direta na Liga dos Campeões. Já o Fenerbahce chegou a esta fase de acesso à Champions depois de ter alcançado o segundo lugar da liga turca, a 11 pontos do campeão Galatasaray, mas com mais 20 do que o Samsunspor, o terceiro classificado. Estes são, do ponto de vista teórico, os adversários mais exigentes para as águias. 

Os noruegueses do Brann e o Red Bull Salzburgo vão medir forças, depois de terem ficado em segundo lugar dos referidos campeonatos, tal como os checos do Viktoria Plzen e os suíços do Servette. Os encarnados ficarão amanhã a saber quem terão de defrontar na terceira pré-eliminatória, que irá disputar-se a duas mãos, nos dias 5/6 de agosto (1.ª mão) e 12 do mesmo mês (2.ª mão). 

Se o Benfica ultrapassar esta fase, terá ainda o playoff para depois entrar na fase regular da Liga dos Champions. Esse é o principal objetivo dos encarnados, pois, além do prestígio, permitirá um enorme e essencial encaixe financeiro para os cofres. Na temporada transata, a participação na competição rendeu 71,8 milhões de euros.

Amanhã, na mesma altura, também o Sp. Braga e o Santa Clara irão ficar a conhecer os possíveis adversários das terceiras pré-eliminatórias da Liga Europa e Liga Conferência, respetivamente. Mas as duas equipas ainda terão de lá chegar, uma vez que os arsenalistas terão de ultrapassar os búlgaros do Levski Sofia na segunda pré-eliminatória da Liga Europa, enquanto que os açorianos terão ainda pela frente os croatas do NK Varazdin.