Numa primeira parte longe de ser bem conseguida pelas duas seleções, Portugal desperdiçou vários remates - 45 por cento de eficácia contra 69 para as polacas. Contudo, na reta final do primeiro tempo a equipa conseguiu acertar passo e reentrou no jogo. Paulina Wdowiak teve uma ótima estreia no Europeu, com seis defesas fazendo a diferença, mas Jessica Ferreira também começou a encontrar o ritmo certo na baliza portuguesa (três defesas em sete remates, 43%). No ataque, Mariana Lopes com quatro golos foi a mais eficaz até ao intervalo que registava 11-0 a favor da Polónia.
Depois do descanso, Jéssica Ferreira vibrou e fez vibrar os portugueses nas bancadas e 11 minutos passados, Patrícia Rodrigues, de 7 mestros, conseguiu o empate (13-13), depois de um período em branco para as duas equipas. Nesta altura a Seleção acertava mais ofensivamente e defensivamente também, tendo sobrevivido à segunda exclusão de Mariana Lopes, e aos 15 minutos mantinha-se o empate (15-15).
Com 9 minutos para jogar (17-16), Luciana Rebelo consegue um sete metros e Patrícia Rodrigues materializa novo empate. No ataque seguinte, Nádia Rodrigues é excluída e a Polónia passa para a frente 18-17, num momento que pode revelar-se decisivo, porém, Breatriz Sousa saiu do banco para rematar com eficácia, já com Bebiana novamente em campo. Com o jogo a ficar mais duro, Mariana Lopes consegue excluir uma rival. José António Silva pede time-out com 19-18 e manda defender 3x21.
Só que Portugal perde a bola e o técnico polaco imita o treinador português percebendo que pode distanciar-se, a cinco minutos do final. E consegue fazer o 20-18, mas as portuguesas desencantaram um livre de sete metros e Patrícia Rodrigues, 27 anos, não falha, fazendo o seu quarto golo. Mas as polacas não tremem (21-19) e do outro lado Beatriz acertou no poste. Portugal continuou a acreditar, a Polónia até cometeu o mesmo erro, mas a seleção desperdiçou o ataque. Com um minuto para o fim, Joana Resende faz o 21-20 e o técnico polaco volta a pedir desconto de tempo- E, a 40 segundos do fim, a Polónia sela a vitória e a capitã Bebiana Sabino vê uma exclusão. José António Silva mostra-se desconsolado com nova derrota da equipa que discutiu o jogo até ao fim. Ana Carolina Silva ainda fez o 22-21, mas o desfecho foi a segunda derrota da equipa portuguesa.