Michele Serena, antigo defesa italiano, passou pela Fiorentina e jogou com jogadores como Batistuta, Toldo ou Rui Costa. Para o agora presidente do Benfica, o ex-jogador só tem palavras elogiosas: «Era tremendamente elegante.»
Estes três eram, para o emblema viola, a «Santíssima Trindade». «Toldo era um grande guarda-redes, muito forte, alto e comprido», afirmou, sobre o guardião daquela Fiorentina. Já Batistuta é descrito por Serena como «o avançado mais forte» com que jogou. «É incrível a forma como bate na bola. É o avançado mais forte com que já joguei. Era um líder, a jóia da coroa da Fiorentina, mas sempre altruísta. Falava sempre na equipa e não na primeira pessoa», afirmou.
Rui Costa foi, também, elogiado por não ser egoísta, mas também pela elegância. «Podia marcar 15 golos por época, mas não lhe interessava. Preferia assistir. Com Malesani, jogava no meio-campo e corria por três. Era tremendamente elegante. Quando foi para o Milan e começou a jogar na Liga dos Campeões, ganhou mais visibilidade», explicou.
Rui Costa representou a Fiorentina entre 1995 e 2001 e, pelo emblema viola, conquistou duas Taças de Itália e uma Supertaça italiana. Transferiu-se para o Milan no início da época 2001/02, clube em que viria a tornar-se campeão europeu.