É, sem dúvida, um episódio insólito. Joseph Moukoko, o suposto pai de Youssoufa Moukoko - jovem promessa do futebol alemão -, declarou esta sexta-feira que o passado do jovem jogador - a idade e os progenitores, nomeadamente - foi alterado.

«Consciente da punibilidade de uma declaração falsa, declaro sob juramento: Youssoufa Moukoko não é meu filho biológico, nem da minha mulher Marie Moukoko. Também não nasceu a 20 de novembro de 2004 em Yaoundé, nos Camarões», disse Joseph, num documento oficial detido pelo jornal alemão BILD.

«Na verdade, ele nasceu a 19 de julho de 2000. Tornámo-lo quatro anos mais novo. Agora está registado como tendo nascido a 20 de novembro de 2004», continuou, em declarações à televisão ProSieben.

O atleta, emprestado ao Nice, está vinculado ao Borussia Dortmund. Nesse sentido, o clube alemão veio a público e pronunciou-se sobre o assunto.

«Os pais biológicos de Youssoufa Moukoko são determinados com base em documentos oficiais de identidade e certidões de nascimento emitidos por uma autoridade alemã. Estes documentos continuam a ser válidos até hoje e constituem a base das autorizações e licenças de jogo para os clubes, tanto a nível nacional como internacional, bem como, naturalmente, para as selecções nacionais, como a equipa alemã de sub-21.»

O avançado já conta com 99 jogos pela equipa sénior do Borussia Dortmund e duas internacionalizações pela principal seleção da Alemanha.