A procura de carros usados em Portugal, em outubro, teve um crescimento de 2% face ao mesmo mês de 2023, sendo que a oferta, por seu lado, acabou por cair 3% no período em análise.
A conclusão consta do mais recente relatório do portal Standvirtual, divulgado esta quinta-feira e que adianta ainda que as marcas mais procuradas em outubro foram a Tesla, a Mercedes-Benz e a BMW. No segmento dos carros elétricos e híbridos, a procura foi encabeçada pelo Tesla Model 3, o Renault Zoe e o Hyundai Kauai.
Já na análise por categorias, o relatório do Standvirtual conclui que os SUV (23% do total), as carrinhas (17%) os utilitários (16%) e os citadinos (15%) foram os mais solicitados por quem anda à procura de carro usado.
Aquele portal revela também os modelos mais procurados em outubro por intervalo de preços:
- Abaixo dos 5000 euros: Opel Corsa;
- De 5000 a 10.000 euros: BMW Série 1;
- De 10.000 a 25.000 euros: Mercedes-Benz Classe C;
- De 25.000 a 40.000 euros: Tesla Model 3;
- Acima de 40.000 euros: Mercedes-Benz Classe GLC;
Carros a diesel no top das preferências
O automóveis com motor a diesel foram os mais solicitados (representando 52% do total), com os equipados com motorizações a gasolina a pesar 26%.
Já os carros elétricos, híbridos a gasolina, híbridos a diesel e híbridos plug-in representaram cerca de 18% da procura no passado mês de outubro.
A procura cresceu principalmente nos carros até 1 ano (+17%), face a outubro do ano passado. Mas o crescimento da procura também se registou, segundo o Standvirtual, nos veículos de 1 a 3 anos (+15%), de 3 a 5 anos e entre 5 a 10 anos (ambos cerca de +6%). Já nos automóveis de 10 a 15 anos, a procura diminui em relação ao mesmo período do ano anterior (-1%).
Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual, conclui que o Algarve e a região do norte do país foram as que registaram mais procura de carros usados, sendo que os elétricos estão em destaque, “com a Tesla, a Renault e a Hyundai no top 3 das marcas mais procuradas”.