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Durante anos, as motos de uso diário foram sinónimo de funcionalidade pura e dura—simples, desinteressantes e concebidas apenas para levar o condutor do ponto A ao ponto B. No entanto, algo tem vindo a mudar, especialmente no mercado asiático.
Os fabricantes estão a perceber que uma moto utilitária não precisa de ser aborrecida. Pode ser elegante, divertida e até emocionante. A Yamaha fez isso com a MT-15 e a XSR155, versões reduzidas das suas streetfighters de média cilindrada. A Suzuki seguiu o mesmo caminho com a GSX-S150 e a GSX-R150. Agora, a Honda entra novamente no jogo com a Hornet 2.0 de 2025, lançada na Índia.
O nome “Hornet” tem peso no universo Honda. Na Europa, denomina modelos como a CB750 Hornet e a CB1000 Hornet, ambas verdadeiras streetfighters de média e alta cilindrada. A nova Hornet 2.0 não chega a esse patamar de performance, mas herda o mesmo ADN agressivo, agora adaptado para um uso mais acessível e diário. E é precisamente isso que a torna tão interessante, sobretudo em mercados como o indiano.
O motor é um monocilíndrico de 184,4 cc, refrigerado a ar, agora atualizado para cumprir as normas de emissões OBD-2B. Entrega 16,8 cv às 8.500 rpm e 15,7 Nm de binário às 6.000 rpm. São valores ligeiramente inferiores à versão anterior, mas perfeitamente adequados para um modelo pensado para a mobilidade urbana. Como seria de esperar da Honda, o motor promete robustez e fiabilidade. A caixa é de cinco velocidades e inclui embraiagem assistida e deslizante, tornando as trocas de marcha mais suaves e evitando bloqueios da roda traseira em reduções bruscas.
A grande novidade da Hornet 2.0 de 2025 não está no motor nem no quadro, mas sim na eletrónica. A Honda equipou a moto com tecnologia que a aproxima das naked premium. O destaque vai para um painel TFT de 4,2 polegadas, que inclui conectividade Bluetooth, navegação por GPS e alertas de mensagens através da app Honda RoadSync.
Em termos de segurança, a Hornet 2.0 recebe ABS de dois canais e o Honda Selectable Torque Control (HSTC), um sistema de controlo de tração que está a tornar-se cada vez mais comum neste segmento.
Apesar das melhorias tecnológicas, a estrutura da Hornet 2.0 mantém-se praticamente inalterada. A moto continua a assentar num quadro de tipo diamante, com uma forquilha invertida dourada à frente e um monoamortecedor traseiro ajustável na pré-carga. A travagem é garantida por um disco de 276 mm na dianteira e 220 mm na traseira, com ABS em ambas as rodas.
Com um peso de apenas 142 kg, a Hornet 2.0 promete ser ágil e fácil de conduzir no trânsito urbano. O depósito de 12 litros garante uma autonomia razoável para deslocações diárias.
A nova Honda Hornet 2.0 representa uma resposta clara à crescente procura por motos de pequena cilindrada que combinam estilo, tecnologia e desempenho acessível. Com um design agressivo, melhorias eletrónicas e a fiabilidade característica da Honda, este modelo promete conquistar muitos motociclistas que procuram uma moto prática, mas com personalidade.
Se as tendências recentes do mercado servem de indicador, a aposta da Honda faz todo o sentido. Afinal, quem disse que uma moto urbana tem de ser aborrecida?
Source: Rideapart