
Da paróquia de Guifões, em Matosinhos, saem 16 cruzes prontas para o Compasso. A cruz de Cristo é levada de casa em casa para anunciar a Ressurreição de Jesus.
Para os cristãos, o Compasso é um momento de comunhão, esperança e celebração, que reúne as famílias numa visita que, para muitos, é profundamente emocionante.
Com fé e amor, a mensagem da Ressurreição vai passando de porta em porta, abençoando os lares. Mesmo debaixo de chuva persistente, a equipa do Compasso não desiste de levar a palavra de Cristo a quem a quiser receber.
Os mais novos sabem de cor o que têm de fazer, e entram com entusiasmo nesta tradição. Barulho e água benta também não faltam nesta celebração pascal.
A cerca de dois quilómetros, já em ambiente mais urbano, na Senhora da Hora, as visitas continuam. Numa das casas, pronta para receber o padre, está Teresa Marramaque, de 99 anos, que espera com devoção este momento.
Ao todo, entre Guifões e Senhora da Hora, o Compasso foi recebido por 1.200 famílias. Um momento de renovação espiritual que recorda a todos que a Páscoa é a celebração mais importante do calendário cristão.