Se é certo que as cidades algarvias já são conhecidas internacionalmente e têm um lugar reservado em muitas listas de viagens, desta vez isso não foi diferente, mas não pelas melhores razões.
Albufeira foi considerada uma das cidades costeiras mais feias da Europa, segundo uma lista elaborada por especialistas do Telegraph. É descrita como “desapontante”, cheia de bares, vida noturna e “alojamentos baratos em blocos de apartamentos feios”. Mas não é a única.
As cidades costeiras mais feias da Europa
A lista do jornal britânico estende-se a muitos mais locais, desde logo, o Mónaco , descrito pelos críticos como“uma bolha autossustentável de extravagância, luxo e muita polícia”.
De seguida estão, Ostia, em Itália e Ploče na Croácia. A primeira, um lugar de praia que deixou más memória, pelo menos ao crítico do jornal, a segunda “trata-se de um porto degradado, com um terminal petroquímico e armazéns de cereais, situado na foz do rio Neretva”.
A lista fica finalizada com Kemer, na Turquia, La linea de la Conception, em Espanha e com Laganas, em Zante, na Grécia.
As cidades costeiras mais bonitas da Europa
Mas o artigo do Telegraph não fala apenas de cidades mais feias, também contempla aquelas que para os especialistas são as minhas bonitas da Europa. E também aqui, entra as 11 enumeradas, há uma portuguesa: a Comporta.
É descrita como um "encontro do Mediterrânio com o Atlântico: chique e arejado", a cidade "manteve os seus encantos e está repleta de edifícios caraterísticos, caiados de branco e com acabamentos azuis".
A ela juntam-se em França, as cidades de Collioure e Cap Ferret, em Itália as de Cefalú e Camogli, em Espanha San Vicente de La Barquera e Lllafranc e, por fim, na Grécia em Sitia e Nafplio.
Para completar estão a "perfeita para fotografar" cidade de Rovinj, na Croatia, a "tranquila" e "sedutora" cidade de Çurah, na Turquia