A capacidade de interligação entre Portugal e Espanha é retomada na quinta-feira, mas limitada a 1.000 MW no sentido importador pelo menos até segunda-feira, 12 de maio, segundo aviso publicado na página daREN - Redes Energéticas Nacionais.

Desde o 'apagão' elétrico de 28 de abril que Portugal não importa eletricidade de Espanha, medida adotada no âmbito do "processo de estabilização" do sistema elétrico.

No entanto, a partir de quinta-feira a ligação é parcialmente restabelecida, estando limitada a 1.000 MW, no sentido importador.

O corte generalizado no abastecimento elétrico deixou Portugal continental, Espanha e Andorra praticamente sem eletricidade, bem como uma parte do território francês.

Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e do trânsito nas grandes cidades, bem como a falta de combustíveis foram algumas das consequências do apagão.

A Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade anunciou a criação de um comité para investigar as causas deste apagão, que classificou como "excecional e grave", e que deixou Portugal e Espanha às escuras.