Nas vésperas de anunciar a programação oficial deste ano, o festival de Cannes revelou hoje que atribuirá a Palma de Ouro de Honra a "uma lenda do cinema", um daqueles atores cujo rosto "representa a sétima arte e cujas linhas de diálogo deixam uma marca indelével na cinefilia".

Robert De Niro, 81 anos, ator, produtor, realizador e cofundador do festival Tribeca, receberá a Palma de Ouro de Honra a 13 de maio na cerimónia de abertura do festival.

O ator esteve pela primeira vez em Cannes nos anos 1970, quando "Taxi Driver", de Martin Scorsese, venceu a Palma de Ouro, o prémio máximo do festival em 1976. Em 2011, De Niro presidiu ao júri de Cannes.

"Touro enraivecido", "O padrinho", "Tudo bons rapazes", "Cabo do Medo", "Um sogro do pior" e a recente série "Dia Zero", do drama à comédia, são alguns dos projetos protagonizados por Robert De Niro e que atestam a sua versatilidade.

A 78.ª edição do Festival de Cinema de Cannes decorrerá de 13 a 24 de maio, e o júri será presidido pela atriz Juliette Binoche.

SS // MAG

Lusa/fim