Seis colaboradores da Casa São José - Centro Social e Paroquial do Carmo participaram numa formação na cidade de Dalaman, na Turquia.

Este programa de mobilidade decorreu entre 1 e 7 de Abril, no âmbito do programa Erasmus+ em parceria com a associação Raquel Lombardi. A formação, promovida pela Pixie Academy, teve como tema central o combate ao 'cyberbullying', um problema crescente a nível global que afecta crianças, jovens e adultos e que exige atenção especial das instituições sociais.

O curso abordou diversos aspectos relacionados ao 'cyberbullying', destacando tipos de agressões 'on-line', os impactos psicológicos e sociais nas vítimas, e os desafios no que diz respeito à protecção de dados e segurança digital. Além disso, os participantes tiveram oportunidade de explorar programas de prevenção e educação, regulamentos legais e políticas institucionais, além de aprender como prestar apoio eficaz às vítimas de 'cyberbullying'. A formação também incluiu módulos sobre habilidades de comunicação e empatia, essenciais para lidar com situações de 'bullying' digital.

No final do curso, todos os participantes receberam os seus certificados, "reafirmando o compromisso da Casa São José em promover a formação contínua de seus colaboradores e a implementação de práticas educativas que agreguem valor e protecção à comunidade", refere em comunicado à imprensa.

A missão da Casa São José, "Existimos para servir, acrescentando valor! ", reflecte a dedicação da instituição em capacitar seus profissionais e garantir um ambiente mais seguro e acolhedor para todos, especialmente em tempos digitais tão desafiadores.