O ChatGPT passa a ter incluído, tanto na versão paga como na versão gratuita, um motor de pesquisa. O anúncio foi feito pela OpenAI numa das sessões do "12 days of ship-mas" [12 dias de Natal]. A funcionalidade, que permite fazer pesquisas através da ferramenta conversacional de inteligência artificial generativa, já está disponível.

Antes de estar disponível para o público em geral, a funcionalidade foi disponibilizada para os utilizadores premium em outubro. Num vídeo partilhado na conta da empresa no Youtube, é possível assistir a uma demonstração das funcionalidades.

O modo de uso é simples: basta perguntar diretamente no chat o que pretende pesquisar. A título de exemplo, no vídeo acima, uma das perguntas feitas é "quais são os principais eventos em São Francisco este fim de semana?". E, depois de carregar num pequeno ícone 'pesquisar na web', a lista, com links e imagens, demora apenas segundos a aparecer.

A lista permite que o seu utilizador aceda diretamente e de forma rápida aos sites em questão. Além disso, é possível predefinir que as pesquisas que faz no seu motor de busca sejam feitas pela inteligência artificial. Para tal, basta clicar na sua foto de perfil e em seguida selecionar "obtenha a extensão de pesquisa do ChatGPT".

Também na aplicação de telemóvel, para aqueles que têm a versão paga, a pesquisa está melhorada. Com recurso ao "Modo de voz avançado" é possível receber atualizações da internet com informação atualizada.

Na onda de novidades, a OpenAI lançou mais um pacote pago: o ChatGPT Pro. O plano tem uma mensalidade de 200 dólares (€191) e permite acesso a novas ferramentas, como é o caso do Sora. Este modelo de texto para imagem, que facilita a criação de imagens a partir de mensagens de texto, ainda não está disponível na União Europeia