
A chuva vai regressar a Portugal continental a partir de quinta-feira, estando prevista também uma descida significativa da temperatura máxima entre 4 a 8 graus Celsius, disse à meteorologista Maria João Frada, alertando para a presença de poeiras.
"A partir de hoje [quarta-feira] vamos começar a notar um aumento de nebulosidade com nuvens médias e altas com o céu a ficar temporariamente opaco, aliás obscurecido, o céu sem aparecer principalmente nas regiões centro e sul e há uma possibilidade muito baixa de aguaceiros dispersos no centro e sul", disse a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com Maria João Frada, estão previstas poeiras em suspensão vindas do Norte de África, principalmente no final do dia desta quarta-feira nas regiões centro e sul, mas com maior impacto na quinta e sexta-feira.
Chuva está de volta
"Em relação à precipitação, a partir de amanhã [quinta-feira] é mais provável a situação de chuva ou aguaceiros logo de madrugada na região sul e depois vai-se estender à região centro. O norte é a região mais salvaguardada desta precipitação", explica a meteorologista.
Na sexta-feira, está previsto para todo o território do continente períodos de chuva ou aguaceiros acompanhados de trovoada e localmente intensos, cenário que deverá prolongar-se pelo menos até domingo.
"Esta situação deve-se à ação de uma depressão. Neste momento temos uma depressão sensivelmente a oeste da Madeira vai deslocar-se para sueste e passar entre a Madeira e as Canárias: a depressão Olivier nomeada pela AEMET, a agência estatal de meteorologia espanhola devido ao impacto nas Canárias. Não é muito claro se é outro núcleo que cava mais próximo de Portugal continental e vem gradualmente no dia 10 [quinta-feira] deslocar-se para nordeste em direção ao continente. Não é claro que seja essa depressão", explicou.
Segundo Maria João Frada, existe alguma incerteza no que diz respeito à depressão.
Prevista descida significativa das temperaturas
Quanto às às temperaturas, Maria João Frada adiantou que está prevista uma descida significativa, principalmente na sexta-feira.
"No dia 11 [sexta-feira], a descida vai ser em todo o território, descidas essas que poderão ser da ordem de 6, 7 a 8 graus. Até lá vamos continuar com máximas acima da média. Ontem [terça-feira] estiveram e hoje também vão estar de forma significativa acima da média."
De acordo com as previsões do IPMA, as temperaturas deverão variar entre os 24/25 graus e os 28, sendo que litoral norte e centro podem chegar aos 30 graus e nos locais do interior norte e centre entre os 22 e os 24 graus.