Uma criança de 12 anos morreu depois de beber um milkshake num café em Londres, no Reino Unido. O caso remonta ao verão de 2023 quando Mia Shay St Hilaire, acompanhada da irmã e de uma tia, fez uma reação alérgica grave após beber um batidofeito numa liquidificadora mal lavada.
De acordo com as imagens de videovigilância do Pop Inn Cafe, o empregado não lavou a liquidificadora antes de preparar a bebida ingerida por Mia Shay St Hilaire. No interior do eletrodoméstico existiam restos de frutos secos como amêndoas e avelãs, a que a criança era alérgica, tendo sido enviada de urgência para o hospital, onde esteve internada durante cinco dias até morrer.
O dono do Pop Inn Cafe, culpado em pelo menos seis acusações relacionadas com segurança alimentar, foi multado em 18 mil libras e terá que cumprir 100 horas de serviço comunitário.
" O Pop Inn Cafe tinha um bom histórico de segurança alimentar e o juiz aceitou que o Sr. Yucel havia demonstrado remorso genuíno" referiu o juiz do proprietário do estabelecimento.
"A sua morte poderia ter sido evitada"
Os pais de Mia, Adrian e Chanel St Hilaire, defendem que a morte da filha poderia ter sido "evitada".
"Pensamos na Mia-Shay todos os dias e o facto de sabermos que a sua morte poderia ter sido evitada de forma tão simples só aumenta o nosso desgosto enquanto família. Esperamos que esta condenação e esta multa enviem uma mensagem clara às empresas que servem alimentos e bebidas em todo o país sobre as consequências devastadoras de não levar a sério a segurança alimentar".
Esperam ainda que a morte da criança de 12 anos resulte numa "mensagem clara" a todos os negócios de venda de comida sobre as "consequências devastadoras" associados ao não cumprimento das medidas de segurança alimentar.
"Mia-Shay e todas as outras crianças com alergias devem poder sentir-se seguras sabendo que as empresas que servem alimentos e bebidas cumprem a legislação sobre segurança alimentar criada para proteger as suas vidas”, acrescentou Michelle Victor, advogada da família.
A autarquia de Southwark, onde se situa o Pop Inn Cafe, classificou o incidente como uma verdadeira "tragédia" e garantiu que as autoridades competentes fazem fiscalizações regularmente ao estabelecimento para assegurar que cumpre as regras de segurança alimentar.