Está na altura de marcar as férias e pensa ir para fora do país? Fica o aviso: há populares atrações que o que mais vale é evitar. Para evitar desilusões, saiba que há um top com as 10 atrações turísticas que mais deixam a desejar.

No topo da listaestá a famosa Times Square, em Nova Iorque. É considerado o destino que mais desaponta os turistas, que o apontam como demasiado “caro”.

Os Estados Unidos da América dominam a tabela, com o Passeio da Fama, em Hollywood, a surgir em segundo lugar. É referido, pela maioria dos turistas, como muito “sujo”. Aparece também no top, na nona posição, o Four Corners Monument, o ponto onde os estados norte-americanos do Arizona, Colorado, Novo México e Utah se cruzam.

Mas também muitas atrações europeias entre as maiores desilusões turísticas. Falamos de Stonehenge, monumento da Idade da Pedra que fica no Reino Unido e surge em terceiro lugar na lista das atrações mais desapontantes. Também o Manneken Pis, a famosa estátua de um menino a urinar, na Bélgica, que aparece em sexto lugar, o Coliseu de Roma, em oitavo, e o Lago Ness, na Escócia - o suposto lar de um célebre “monstro” -, que fica na décima posição.

O Brasil é outro dos grandes visados neste top. A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é considerada a quinta atração turística mais desapontante. E ainda no Rio de Janeiro, a Praia de Copacabana aparece em sétimo lugar.

O top 10 das atrações turísticas que mais desiludem

1.º - Times Square, EUA (82,39 pontos negativos)

Holger J. Bub/Pexels

2.º - Passeio da Fama de Hollywood, EUA (80,56 pontos negativos)

Ken Lund/Flickr

3.º - Stonehenge, Reino Unido (73,86 pontos negativos)

Kris Schulze/Pexels

4.º - Mar Morto, Jordânia (73,57 pontos negativos)

Roie Galitz/Wikimedia Commons

5.º - Cristo Redentor, Brasil (71,41 pontos negativos)

Donatas Dabravolskas/Wikimedia Commons

6.º - Manneken Pis, Bélgica (67.77 pontos negativos)

Benoit Brummer/Wikimedia Commons

7.º - Praia de Copacabana, Brasil (65,96 pontos negativos)

Fernando Stankuns/Flickr

8.º - Coliseu, Itália (65,36 pontos negativos)

Andrei Tanase/Pexels

9.º - Four Corners Monument, EUA (63,83 pontos negativos)

RJCox/Flickr

10.º - Lago Ness, Escócia (60,50 pontos negativos)

Ad Meskens/Wikimedia Commons

O ranking foi elaborado pela plataforma online CasiMonka, com base nas avaliações e comentários deixados pelos turistas no TripAdvisor, Google Maps e Reddit. Graças a eles, foi possível perceber quais as atrações turísticas com mais apreciações positivas e quais as que têm mais críticas negativas. A partir daí, foi elaborada uma escala de desaprovação de 0 a 100 – em que 100 pontos corresponde à desilusão máxima.