Um foguetão da Blue Origin levou, esta segunda-feira, a primeira tripulação exclusivamente feminina ao Espaço em mais de seis décadas. A bordo seguia a cantora Katy Perry, a cientista da NASA Aisha Bowe, a investigadora de bioastronáutica Amanda Nguyen, a produtora de cinema Kerianne Flynna, a jornalista Gayle King e a apresentadora Lauren Sanchez, noiva de Jeff Bezos. No entanto, a iniciativa está a gerar polémica e várias críticas, incluindo de uma atriz portuguesa bem conhecida em Hollywood.

Através das redes sociais, a atriz Daniela Melchior mostrou-se indignada com a situação.

Considera que a iniciativa representa o "oposto de empoderamento feminino" e que se trata de um "desperdício de dinheiro, recursos e poluição só para colocar um grupo de mulheres no espaço e vendê-lo como o poder das mulheres".

PERFIL OFICIAL DE DANIELA MELCHIOR NO INSTAGRAM

A atriz portuguesa, de 28 anos, acrescenta ainda que o dinheiro gasto para levar o grupo de seis mulheres ao espaço deveria ter sido entregue a "grupos e causas marginalizados", como "mães solteiras, saúde mental, crianças em acolhimento, educação pública ou saúde das mulheres".

"Biliões de dólares serviram para fazer bons memes

Além da atriz portuguesa, outras personalidades de Hollywood também criticaram a iniciativa da Blue Origin, a empresa de turismo espacial do multimilionário, Jeff Bezos.

A modelo e atriz Emily Ratajkowski disse ter ficado "enojada" e que a operação “está para além da paródia".

“Olhem para o estado do mundo. Olhem quantos recursos foram gastos a enviar estas mulheres ao espaço. Para quê? Qual foi a ideia? Sinto-me enojada. Preocupas-te imenso com o Planeta Terra, mas entras num foguetão pago por uma empresa que o está a destruir?” , questionou num vídeo partilhado na rede social Tik Tok.

Na rede social Instagram, a atriz e produtora Olivia Wilde também não ficou indiferente à polémica: “Parece que biliões de dólares serviram para fazer bons memes”.