A presidente da Comissão Europeia afirmou hoje que o "desrespeito de Putin pela lei internacional atingiu um novo patamar", na sequência de um ataque com mísseis russos que danificou a embaixada de Portugal em Kiev.
"Mais um ataque horrendo da Rússia contra Kiev. Desta vez contra um edifício que alberga a embaixada de Portugal e outros serviços diplomáticos. O desrespeito de Putin pela lei internacional atingiu um novo patamar", escreveu Ursula von der Leyen na rede social X.
"Solidariedade com Portugal", escreveu em português.
Governo português condena ataques russos
Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros "condena de forma veemente os ataques desta madrugada a Kiev, que causaram danos materiais em diversas missões diplomáticas, incluindo a chancelaria da Embaixada de Portugal".
Além disso, o encarregado de negócios da Federação Russa "foi já chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para que seja apresentado um protesto formal junto da Federação Russa", acrescentou o Palácio das Necessidades.
A diplomacia portuguesa considera "absolutamente inaceitável que qualquer ataque possa visar ou ter impacto em zonas de instalações diplomática".
Seis missões diplomáticas atingidas em ataques russos
Nos ataques russos a um bairro nobre do centro de Kiev ficaram danificadas no total seis missões diplomáticas, a maioria está localizada no mesmo edifício, informaram diplomatas ucranianos.
Além da de Portugal, foram atingidas as missões diplomáticas da Albânia, Argentina, Autoridade Palestiniana, Macedónia do Norte e do Montenegro, divulgou o Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano numa mensagem.