Dez distritos do continente vão estar no domingo e na segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de granizo, informou hoje o IPMA.

Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 06:00 de domingo e as 00:00 de segunda-feira, e Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra entre as 06:00 e as 12:00 de domingo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga por causa do vento forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora, entre as 06:00 e as 09:00 de domingo.

Também os distritos da Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo por causa da queda de neve acima dos 1.200 metros, entre as 00:00 e as 11:00 de segunda-feira.

O IPMA colocou ainda os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo entre as 06:00 de domingo e as 11:00 de segunda-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sudoeste com 4 a 5 metros, passando a ondas de noroeste na segunda-feira.

Sob aviso amarelo estão também a costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira no fim de semana, por causa da precipitação persistente e por vezes forte.

O aviso amarelo vai estar em vigor entre as 21:00 de sábado e as 03:00 de domingo.

O grupo oriental dos Açores (São Miguel e Santa Maria) também estão sob aviso amarelo por causa da chuva pontualmente forte até às 15:00 locais de hoje (16:00 horas em Lisboa).

Conselhos da Proteção Civil

A Proteção Civil apelou para que a população tenha cuidados redobrados, perante a previsão de mau tempo: "Adotar uma condução defensiva, não praticar atividades relacionadas com o mar, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas e junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis" foram algumas das recomendações hoje feitas em comunicado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Em alguns locais, é esperado vento forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora, queda de neve, precipitação forte e agitação marítima, segundo o IPMA.

Segundo a Proteção Civil, estas previsões aumentam os riscos de "inundações em zonas urbanas, transbordo do leito de alguns cursos de água, deslizamentos e derrocadas e piso rodoviário escorregadio".

A ANEPC recorda que "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações".

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.