Quando se viaja para um qualquer destino, a tendência é comprar os famosos souvenirs. Mas há uma empresa italiana que parece querer elevar a fasquia. Decidiu engarrafar o "ar 100% autêntico" do Lago de Como, na Itália, em pequenas latas de 40cl à venda pela "módica quantia" de 9,90 euros.

Esta região da Lombardia, visitada por milhões de turistas todos os anos, já foi palco de inúmeros filmes e é morada de algumas personalidades de Hollywood. Por esse mesmo motivo, a empresa Italycomunica decidiu investir numa forma de rentabilizar a procura excessiva por este local.

Segundo um dos responsáveis, Davide Abbaniale, o objetivo "não é vender o ar de Como em si, mas vender uma recordação, uma emoção de uma viagem num dos lugares mais icónicos do mundo", como disse à agência italiana Ansa.

O produto pode ser adquirido numa livraria da região, mas este novo souvenir está a gerar diferentes reações entre os moradores.

Há quem considere uma ideia criativa e interessante, enquanto outros dizem que é preferível respirar o ar diretamente do Lago de Como e não através de uma pequena lata de metal.

Ainda assim, o Lago Como não foi o primeiro lugar do mundo a adotar este tipo de souvernis. Outras regiões da Itália, Reino Unido ou Islândia também decidiram vender ar engarrafado aos seus turistas.