O presidente da Mesa da Assembleia da Secção de Aveiro do PSD, Ribau Esteves, que é o presidente em funções da Câmara de Aveiro, anunciou esta quarta.feira a sua demissão, aumentando para três as demissões nos órgãos locais, após a escolha de Luís Souto Miranda para candidato à câmara local.
Numa curta nota enviada à Lusa, Ribau Esteves, começa por referir que recebeu a demissão do Presidente da Concelhia, Simão Santana, que registou e enviou esta terça-feira ao secretário-geral do PSD e ao presidente da Distrital do PSD de Aveiro.
Informa ainda que apresentou hoje a sua demissão de presidente da Mesa do Plenário de Militantes do PSD de Aveiro, com efeitos imediatos, invocando os "mesmos motivos" do companheiro Simão Santana e "todos os muitos motivos que bem conhecem o secretário-geral, Hugo Soares, o coordenador autárquico, Pedro Alves, o presidente da Distrital do PSD Aveiro, Emídio Sousa, e o presidente do PSD, Luís Montenegro".
Esta é a terceira demissão nos órgãos locais do PSD, na sequência da decisão da direção nacional de escolher Luís Souto Miranda para ser o candidato do partido à presidência da câmara local, nas eleições autárquicas.
No domingo à noite, o presidente da concelhia de Aveiro do PSD, Simão Santana, anunciou também a sua demissão, considerando como "politicamente lesivo" do PSD o processo eleitoral autárquico em curso, dando ainda conta de que a escolha de Luís Souto Miranda foi apenas transmitida à concelhia "pouco minutos antes" do anúncio público.
Para além de Santana, também se demitiu o vogal Rogério Carlos, vice-presidente da Câmara de Aveiro e que era apontado como um dos nomes para ser candidato a suceder ao atual presidente da câmara Ribau Esteves, que não se pode recandidatar devido à lei da limitação de mandatos.
Na segunda-feira, Simão Santana, confirmou à Lusa a escolha do presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto Miranda, para encabeçar a lista do partido nas autárquicas, adiantando que "foi uma decisão da direção nacional do PSD".
Luís Souto vai assim disputar a presidência da câmara com o irmão Alberto Souto Miranda, que liderou a autarquia aveirense, entre 1998 e 2005, e que também já anunciou a sua candidatura pelo PS.
Nas autárquicas de 2021, a coligação PSD/CDS/PPM elegeu seis mandatos e o PS/PAN elegeu três.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro.