Esta semana ficou também marcada pelo caso da grávida de 34 semanas que esperou três horas no interior de uma ambulância antes de ser encaminhada para a Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa. O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) afirmou, este sábado, que a situação ficou resolvida, mas com falha da própria utente.

Francisco Goiana da Silva considera "deselegante" a tentativa de Álvaro Almeida em culpar a grávida de 34 semanas: "Quero acreditar que tenha sido um erro. Uma declaração somente infeliz e que não era entendida".

O médico e comentador da SIC explica que é da responsabilidade da Direção Executiva do SNS garantir que há vagas nos serviços de neonatologia e fala num caso de "falta de gestão de rede".

Páscoa com várias urgências encerradas

O fim de semana da Páscoa traz constrangimentos nas urgências e, este sábado, estão encerrados oito serviços de norte a sul do país. No domingo de Páscoa prevê-se que estejam encerrados oito a dez serviços de ginecologia e pediatria.

"Há um ano, no domingo de Páscoa, estavam encerrados quatro serviços de urgência de ginecologia-obstetrícia. Amanhã, domingo de Páscoa, vão estar encerrados entre oito e dez. Objetivamente, este vai voltar a ser o ano e a Páscoa, na história do SNS, com mais serviços de ginecologia-obstetrícia encerrados."