
O secretário de Estado norte-americano disse hoje estar aberto a novas ideias para entregar ajuda a Gaza, depois de um plano apoiado pelos Estados Unidos e por Israel ter sido muito criticado.
Uma nova fundação apoiada pelos EUA anunciou que planeia iniciar a distribuição de ajuda este mês em Gaza, que está privada de alimentos e ajuda humanitária de Israel há mais de dois meses.
A ONU já deixou claro que não vai participar na distribuição de ajuda a Gaza por esta nova fundação criada pelos Estados Unidos, alegando não respeitar os princípios da imparcialidade e da independência.
Contudo, Rubio disse que esta opção pode ser uma forma de resolver um grave problema no enclave.
"Estamos preocupados com a situação humanitária ali", disse Rubio aos jornalistas após relatos de fome no território palestiniano devastado pela guerra.
"Estou a ouvir críticas a este plano. Estamos abertos a uma alternativa se alguém tiver uma melhor. Somos a favor de toda a ajuda que possamos obter sem que o Hamas consiga roubá-la à população", disse Rubio, durante uma visita à Turquia.
O chefe da diplomacia norte-americana disse ter discutidi a situação em Gaza durante uma conversa telefónica com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, enquanto o Presidente Donald Trump faz um périplo pelo Médio Oriente.
Netanyahu está a liderar uma ofensiva mortal contra o movimento islamita Hamas em retaliação pelos massacres de 07 de outubro de 2023 no sul de Israel.
"Penso que todos gostaríamos de ver um fim duradouro para este conflito, que, aliás, terminaria imediatamente se o Hamas depusesse as armas", concluiu Rubio.