A Tesla lançou no final de 2024 a nova funcionalidade” Actually Smart Summon “, apenas para os EUA, que inicialmente estava prevista ser lançada em 2022, mas que foi adiado por várias vezes

A “Actually Smart Summon” permite ao condutor chamar o automóvel até ao local onde se encontra num raio de ação de cerca de 65 metros, ou enviar o veículo para um lugar de estacionamento.

No entanto, a Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA), anunciou esta terça-feira que abriu uma investigação sobre cerca de 2,6 milhões de veículos da Tesla, devido a problemas relacionados com o “Actually Smart Summon”.

Recorde-se que a marca de Elon Musk, anunciou em dezembro que o novo recurso é seguro já que a função só pode ser realizada a baixas velocidades para reduzir os perigos em áreas congestionadas. Além disso, a Tesla lembrou que a nova funcionalidade só deve ser utilizada em estacionamentos ou ambientes relativamente estáveis.

Esta nova investigação da NHTSA surge depois do regulador norte-americano ter iniciado uma investigação sobre 2,4 milhões de veículos Tesla em outubro, equipados com o software Full Self-Driving (FSD), de condução autónoma, na sequência de quatro colisões, incluindo um acidente fatal registado em 2023.