A temporada 2024/25 ainda não acabou e o FC Porto já está a pensar na próxima. O clube 'azul e branco' anunciou esta segunda-feira a adquisição em definitivo do defesa Nehuén Pérez e a compra de mais 15 por cento do passe do avançado Samu Omorodion.

Numa nota enviada à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), os 'dragões' anunciaram a contratação do central argentino à Udinese por 13,3 milhões de euros, ficando blindado com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros e um contrato até ao final da temporada 2028/29.

"O FC Porto exerceu a opção de compra prevista no contrato de empréstimo celebrado com a Udinese e passará a deter, a título definitivo, os direitos de inscrição desportiva e 90% dos direitos económicos de Nehuén Peréz por 13,3 milhões. A Udinese vai assumir a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devido a terceiros e o FC Porto declara que esta transferência não contou com qualquer intervenção de intermediação", sinalizou o clube.

O emblema portista comunicou também ao mercado a compra de mais 15 por cento do passe do internacional espanhol por cinco milhões de euros, passando a deter 65% do passe do futebolista contratado ao Atlético de Madrid, no início da presente temporada.

"O FC Porto exerceu a opção de compra prevista no contrato com o Atlético de Madrid para a aquisição, a título definitivo e com efeitos a [partir de] 30 de junho, de 15% dos direitos económicos de Samu por cinco milhões, pelo que passará a deter 65%", assinalou.

O FC Porto recorda ainda que tem mais uma opção de compra de 15 por cento dos direitos económicos, pelo mesmo valor de cinco milhões de euros, que pode exercer até julho de 2026.

Contratação mais cara desde a chegada de André Villas-Boas à presidência do FC Porto, Samu, que hoje faz 21 anos, é o melhor marcador da equipa comandada pelo argentino Martín Anselmi esta época, ao acumular 24 golos e três assistências em 40 jogos, numa temporada pautada pela sua estreia na seleção principal da campeã europeia Espanha.

Nehuén Peréz soma um tento e um passe para golo em 37 encontros pelos 'dragões', já depois das três partidas cumpridas no arranque de 2024/25 pela Udinese, à qual tinha chegado três épocas antes por cedência do Atlético de Madrid, que o tinha emprestado anteriormente a Argentinos Juniores (2019), Famalicão (2019/20) e Granada (2020/21).