A REN - Redes Energéticas Nacionais diz que o apagão geral deixou Portugal e outros países europeus às escuras poderá ter sido originado por uma falha da rede elétrica espanhola relacionada com um fenómeno atmosférico raro, segundo avança a agência Reuters.

Devido à complexidade do fenómeno e à necessidade de reequilibrar os fluxos de energia elétrica a nível internacional, a REN estima que a normalização completa da rede elétrica poderá demorar até uma semana.

O que se sabe até agora?

Eram cerca das 11h30 desta segunda-feira quando um apagão geral deixou Portugal (e outros países europeus) às escuras. A situação está a afetar o normal funcionamento de serviços essenciais como hospitais, aeroportos, transportes e telecomunicações. A origem? Ainda é desconhecida e pouco se sabe também sobre quando será resposta a normalidade.

REN diz ser ainda impossível prever quando situação estará normalizada

A REN - Redes Energéticas Nacionais disse que é ainda impossível prever quando é que o fornecimento de eletricidade estará normalizado e alertou para a complexidade da operação de restabelecimento do serviço, que será feito gradualmente.

Segundo a gestora do sistema elétrico nacional, "a reernegização do sistema elétrico nacional será feita gradualmente, com o acoplamento faseado dos diversos grupos eletroprodutores".