Dois aviões Canadair de Espanha chegaram esta segunda-feira a Portugal para combater os incêndios que lavram no país, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. O Grupo 43 da Força Aérea Espanhola, que opera os aparelhos, partilhou imagens e uma mensagem de apoio a Portugal nas redes sociais.
"O 43º Grupo está de volta a Portugal para ajudar os nossos irmãos na luta contra o incêndio infernal que está a ameaçar várias cidades.
Dois Canadair trabalharam durante a tarde de ontem em Sever do Vouga, Aveiro, efetuando 40 descargas de água, e voltaram a juntar-se aos trabalhos de combate ao fogo ao início da manhã de hoje.
Todo o nosso apoio aos vizinhos afetados pelo incêndio. Estamos convosco!"
Os dois aviões enviados por Espanha para apoiar Portugal no combate à vaga de incêndios nas regiões Norte e Centro do país começaram a operar na segunda-feira.
Quatro aviões Canadair provenientes de Itália e França chegam esta terça-feira a Portugal para ajudar no combate aos incêndios, ao abrigo do pedido do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, e começam a operar ainda de tarde.
Duas aeronaves Canadair CL415 da frota aérea dos bombeiros nacionais italianos partiram esta manhã do Aeroporto Ciampino, em Roma, para ajudar no combate aos incêndios florestais em Portugal. Os aviões, identificados como CAN 27 e CAN 31, saíram pouco depois das 9:00 locais em direção à Base Aérea de Monte Real, em Leiria. A sua missão é apoiar o combate a incêndios no distrito de Aveiro, concretamente no concelho de Sever Do Vouga.
De acordo com a Proteção Civil, também a Grécia irá enviar dois aviões Canadair, totalizando oito meios aéreos de auxílio aos fogos em Portugal através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.