O Mustang GTD Vai Quebrar Recordes no Inferno Verde?

O Mustang GTD da Ford, a máquina de alta performance mais ambiciosa da marca até agora, está prestes a responder a uma questão crucial no 10 de dezembro de 2023: Conseguirá conquistar o Nürburgring Nordschleife em menos de sete minutos? Se for bem-sucedido, não só garantirá o seu lugar na história como o carro de produção americano mais rápido a dar uma volta ao icónico circuito de 12,9 milhas, mas também desafiará alguns dos supercarros europeus mais reverenciados do mundo.

A Aposta: Muscle Americano vs. Lendas Globais

A Ford não fez segredo do seu objetivo desde a apresentação do Mustang GTD em agosto de 2023. Uma volta em menos de 7 minutos destronaria o atual detentor do recorde de carro de produção americano, o Dodge Viper ACR, que cronometrou 7:01.30 em 2017. Isso colocaria o GTD em companhia de elite ao lado do Lamborghini Aventador LP750-4 Superveloce (6:59.73) e começaria a desafiar os exóticos alemães e italianos como Porsche e Mercedes-AMG.

No entanto, quebrar o recorde geral de carro de produção no Nürburgring de 6:29.09, estabelecido pelo Mercedes-AMG One, está fora do alcance do Mustang GTD. Essa marca pertence a hipercarros equipados com tecnologia de nível Fórmula 1, uma categoria muito além do propósito do GTD.

Competidores com Motor Dianteiro: Uma Batalha Mais Restrita

Onde o GTD pode realmente brilhar é no domínio dos carros de produção com motor dianteiro, um clube exclusivo dominado pelo Mercedes-AMG GT Black Series. Com um tempo impressionante de 6:43.61, o Black Series estabeleceu uma referência que o muscle car da Ford com 815 cavalos de potência pode aspirar a desafiar. No entanto, o AMG GT Black Series não está sozinho no topo—o Porsche 911 GT2 RS Manthey marcou 6:38.83, enquanto o AMG One continua a ser o campeão reinante da pista.

O Mustang GTD precisará primeiro de ultrapassar o limite de 7 minutos, mas a confiança da Ford sugere que pode estar a mirar igualar ou até mesmo superar o desempenho do AMG GT Black Series.

Porque o Mustang GTD Pode Ter Sucesso

O Mustang GTD traz credenciais sérias para a luta:

  • Potência: Um motor V8 supercarregado de 815 cavalos proporciona um desempenho impressionante.
  • Equilíbrio: Com uma distribuição de peso 50/50 quase perfeita, alcançada pelo seu câmbio montado na traseira, o GTD é uma raridade entre os carros com motor dianteiro.
  • Aerodinâmica: Um pacote aerodinâmico radical, incluindo uma asa ajustável e elementos ativos, garante máxima aderência a velocidades de Nürburgring.
  • Chassis Base GT3: Desenvolvido com lições da divisão de corridas da Ford, o GTD baseia-se fortemente no bem-sucedido programa GT3 da Ford.
  • Benchmarking: A Ford estudou explicitamente o Mercedes-AMG GT Black Series e o Porsche 911 GT2 RS durante o desenvolvimento, adaptando o GTD para corresponder a esses pesos pesados.

Com uma velocidade máxima de 202 mph e um design aprimorado para precisão e velocidade, o GTD está longe de ser um carro de muscle tradicional—é um protótipo inspirado em corridas de resistência disfarçado de carro de estrada.

Quanto Abaixo de 7 Minutos Vai Quebrar?

A campanha de teasers contínua da Ford praticamente confirma que o GTD já ultrapassou a barreira dos 7 minutos. A verdadeira questão é: Quão abaixo de 7 minutos? Se a Ford está a direcionar-se a carros como o AMG GT Black Series, o GTD poderia registar um tempo na faixa de 6:40–6:50, consolidando ainda mais o seu lugar entre as lendas do automobilismo.

Qual é o Próximo Passo?

Se o Mustang GTD cumprir a sua promessa, poderá redefinir o que se espera dos carros de desempenho americanos, fechando a lacuna entre os fabricantes de automóveis dos EUA e os titãs europeus do Nürburgring. Com a sua estreia no Le Mans Garage 56 no horizonte, o GTD é uma declaração ousada de que a Ford está pronta para enfrentar os melhores do mundo—não apenas na pista, mas também na sala de exposições.

Enquanto o mundo aguarda o dia 10 de dezembro, a busca da Ford pela glória no Nürburgring simboliza uma nova era para a engenharia de performance americana. Uma coisa é certa: O Inferno Verde está prestes a ouvir o rugido de um Mustang como nunca antes.