Mais um fim de semana, mais uma etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Os pilotos e equipas preparam-se para disputar o Grande Prémio do Bahrain, que se realiza entre 11 e 13 de abril no Circuito Internacional do Bahrain, em Sakhir.

Este mesmo circuito, que no final de fevereiro recebeu os testes de pré-temporada, conta com 5.412 quilómetros de extensão, 15 curvas, três zonas de DRS (Drag Reduction System) e um total de 57 voltas.

REPRODUÇÃO PÁGINA OFICIAL DA FÓRMULA 1

Por se situar numa região desértica, o Circuito Internacional do Bahrain é conhecido pelo seu clima seco e altas temperaturas que se fazem sentir durante o dia, ao mesmo tempo que o vento ameaça não dar tréguas.

Por isso, tal como acontece com o GP de Singapura, Las Vegas, Qatar, Arábia Saudita ou Abu Dhabi, também a prova deste fim de semana se realiza durante o período da noite.

Em que horários se realiza o GP do Bahrain?

Sexta-feira, 11 de abril:

  • Treino Livre 1 (FP1): 12:30 - 13:30
  • Treino Livre 2 (FP2): 16:00 - 17:00

Sábado, 12 de abril:

  • Treino Livre 3 (FP3): 13:30 - 14:30
  • Qualificação: 17:00 - 18:00

Domingo, 13 de abril:

  • Corrida: 16:00

(Horário de Portugal Continental)

Novatos sobem ao volante no Treino Livre 1

O regulamento de Fórmula 1 para este ano conta com várias novidades. Uma delas está relacionada com o número de sessões obrigatórias para pilotos novatos durante os Treinos Livres.

O Primeiro Treino Livre do GP do Bahrain vai contar com a presença de seis jovens pilotos.

O brasileiro Felipe Drugovich (Aston Martin) vai subir ao volante do AMR25 de Fernando Alonso, enquanto o dinamarquês Frederik Vesti (Mercedes) vai pilotar o W16 de George Russell.

O britânico Luke Browning (Williams) vai assumir as rédeas do FW47 de Carlos Sainz e o japonês Ryo Hirakawa (Haas) terá nas mãos o VF-25 de Oliver Bearman.

Também o piloto japonês Ayumu Iwasa (Red Bull) vai testar o RB21 de Max Verstappen e o sueco Dino Beganovic (Ferrari) o SF-25 de Charles Leclerc.

As polémicas e o acidente quase fatal de Romain Grosjean

Há precisamente 21 anos, em abril de 2004, o recém construído Circuito Internacional do Bahrain recebeu o seu primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 e tornou-se o primeiro no Médio Oriente a receber uma etapa da maior categoria do automobilismo mundial. Em 2022, a F1 anunciou a permanência no calendário de provas até 2036.

No entanto, este GP tem sido palco de várias polémicas nos últimos anos. Em 2011, a prova foi adiada e, posteriormente, cancelada devido a uma onda de protestos que estava a abalar o Bahrain.

Anos mais tarde, a Fórmula 1 e a Federação Internacional do Automóvel (FIA) foram acusadas de "sportswashing", ou seja, de promoverem eventos desportivos em países associados à violação dos direitos humanos de forma a "limpar" a sua imagem.

Em 2020, enquanto o mundo enfrentava uma pandemia sem precedentes, Romain Grosjean (Haas) sofreu um acidente que mudaria para sempre a sua vida. Na primeira volta da corrida noturna no Bahrain, o monolugar do piloto atravessou uma barreira de segurança, partiu-se ao meio e acabou por explodir.

O VF-20 transformou-se numa verdadeira bola de fogo com Romain Grosjean no seu interior. Durante 28 segundos, que pareceram uma eternidade, foi impossível saber se o piloto estava vivo ou não. Sofreu diversas queimaduras, principalmente na mão esquerda depois de ter perdido a luva durante o incêndio.

Quem venceu no ano passado?

À excepção deste ano, o Grande Prémio do Bahrain tem sido várias vezes a corrida de abertura da temporada de Fórmula 1.

Em 2024, a dupla Max Verstappen e Sergio Pérez (Red Bull) começou o ano com uma 'dobradinha', ao lado de Carlos Sainz (Ferrari) que terminou em 3.º lugar. No restante Top 10 terminaram os pilotos da Ferrari, Mercedes, McLaren e Aston Martin.

Os pilotos Sergio Pérez e Max Verstappen (Red Bull) e Carlos Sainz (Ferrari) no Grande Prémio do Bahrain, em março de 2024.
Os pilotos Sergio Pérez e Max Verstappen (Red Bull) e Carlos Sainz (Ferrari) no Grande Prémio do Bahrain, em março de 2024. Eric Alonso / GETTY IMAGES

O titulo de maior vencedor do Grande Prémio do Bahrain pertence ao sete vezes campeão mundial, Lewis Hamilton. A escuderia Ferrari segue na liderança como a equipa que mais prémios conquistou em Sakhir.

Quem lidera o Campeonato de Pilotos e Construtores?

Após as corridas na Austrália, China e Japão, a McLaren continua a liderar o Campeonato Mundial de Construtores. Segue em vantagem com um total de 111 pontos, seguida da Mercedes com 75 e da Red Bull com 61.

Por enquanto, o Campeonato Mundial de Pilotos também pertence à equipa 'papaya' graças aos 62 pontos de Lando Norris.

Ainda assim, o piloto britânico vê-se ameaçado pelo tetracampeão Max Verstappen que está apenas a 1 ponto de distância. Não muito longe e a fechar o Top 3 está o australiano Oscar Piastri, também da McLaren, com 49 pontos.

[Última atualização às 20:40]