
Depois da Austrália, China, Japão e Bahrain chega a 5.ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Os pilotos e equipas preparam-se para disputar o Grande Prémio da Arábia Saudita, que se realiza entre 18 e 20 de abril, no famoso Circuito Internacional de Jeddah. Esta será a última corrida antes de uma pausa de duas semanas até ao início de maio.
O circuito deste fim de semana conta com 6.174 quilómetros de extensão, três zonas de DRS (Drag Reduction System) e um total de 50 voltas. É o circuito urbano mais rápido na história da Fórmula 1 e aquele com o maior número de curvas no calendário atual - 27 no total.
Tal como aconteceu no GP do Bahrain, a prova deste fim de semana também se realiza durante o período da noite.
Em que horários se realiza o GP da Arábia Saudita?
Sexta-feira, 11 de abril:
- Treino Livre 1 (FP1): 14:30 - 15:30
- Treino Livre 2 (FP2): 18:00 - 19:00
Sábado, 12 de abril:
- Treino Livre 3 (FP3): 14:30 - 15:30
- Qualificação: 18:00 - 19:00
Domingo, 13 de abril:
- Corrida: 18:00
(Horário de Portugal Continental)
2021, uma autêntica novela mexicana
O Grande Prémio da Arábia Saudita de 2021 foi uma autêntica novela mexicana, com pneus, drama e walkie-talkies à mistura! A primeira edição da corrida em Jeddah entrou diretamente para o top das mais caóticas da década.
Mas vamos por partes. Tudo começou com um acidente de Mick Schumacher, que provocou a primeira bandeira vermelha. A Red Bull aproveitou para trocar os pneus de Max Verstappen, ganhando vantagem sobre a Mercedes.
Depois veio o momento insólito: uma negociação em direto entre a FIA e a Red Bull, oferecendo ao neerlandês a terceira posição em troca de devolver o lugar a Lewis Hamilton — algo nunca visto numa corrida. Mais tarde, os dois colidiram quando Max tentou devolver a posição e Lewis não percebeu, resultando numa penalização de 10 segundos para o piloto da Red Bull.
A rivalidade entre os dois atingiu o auge. Houve ultrapassagens fora da pista, trocas de palavras duras pelo rádio e manobras no limite. No fim, Hamilton venceu e igualou Verstappen em pontos, levando a decisão do título para Abu Dhabi.
Apesar de Max ter sido campeão na corrida seguinte, o GP de Jeddah de 2021 ficou na história como uma das corridas mais polémicas e imprevisíveis da Fórmula 1.
Vencedores e momentos marcantes
2021: Vitória de Lewis Hamilton, num duelo épico com Max Verstappen — foi uma das corridas mais tensas da época.
De 2022 a 2024: A Red Bull tem reinado naquele circuito. Max Verstappen brilhou, consolidando a sua rivalidade com a Mercedes, de Lewis Hamilton. Em 2023, Sergio Pérez venceu a corrida, ficando à frente dos dois titãs.
Também em 2024: destaque para a estreia de Oliver Bearman, de apenas 18 anos, que substituiu Carlos Sainz (com apendicite) na Ferrari. Foi um dos pilotos mais jovens de sempre a pontuar na Fórmula 1.
Quem lidera o Campeonato de Pilotos e Construtores?
O Campeonato Mundial de Construtores permanece igual com a McLaren na liderança. Segue em vantagem com um total de 151 pontos, seguida da Mercedes com 93 e da Red Bull com 71.
No entanto, a última corrida de domingo fez 'agitar as areias do deserto' no Campeonato Mundial de Pilotos.
Lando Norris (McLaren) conseguiu assegurar o 1.º lugar (77 pontos), mas o tetracampeão Max Verstappen (Red Bull), que estava a apenas um ponto de distância do 'rival', acabou por cair para 3.º lugar (69 pontos). Oscar Piastri (McLaren) aproveitou a disputa entre os dois pilotos para vencer o GP do Bahrain e subir até ao 2.º lugar com 74 pontos.