A Horse, a joint venture entre a chinesa Geely e o francês Grupo Renault, anunciou no Salão Automóvel de Shanghai, que desenvolveu um novo propulsor híbrido destinada a ser instalado em veículos elétricos e sem a necessidade de reconfigurar o chassis ou remodelar a sua linha de produção.

O “Future Hybrid Concept” é um sistema de propulsão híbrido concebido para acelerar a transição da indústria para o zero líquido, e integra um motor de combustão interna, um motor elétrico e uma transmissão numa única unidade compacta.

O novo motor pode ser alimentado pode ser alimentado por uma variedade de tipos de combustível. Isto inclui gasolina, combustíveis flexíveis de etanol, metanol puro e combustíveis sintéticos modernos.

O tamanho compacto e a geometria do conceito do novo grupo motopropulsor foram concebidos para substituir a unidade de tração elétrica dianteira de um veículo 100% elétrico, e requer apenas pequenas modificações, é aparafusado diretamente à subestrutura do veículo. Além disso, pode ser adaptado, igualmente, a uma plataforma de veículo de combustão tradicional.

Desta forma, este novo sistema de propulsão permite que os fabricantes de automóveis transformem as plataformas de veículos 100% elétricos em híbridos, de forma a satisfazer a evolução da procura dos clientes, eliminando simultaneamente a necessidade de múltiplas plataformas e linhas de produção.

“Durante mais de uma década, parecia que os veículos elétricos a bateria eram o único caminho para o zero líquido. No entanto, estamos agora a evoluir para um mundo tecnologicamente neutro, com diferentes mercados e aplicações a seguirem o seu próprio caminho para a mobilidade sustentável.”, disse Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain.