
O Instituto de Administração da Saúde (IASaúde, IP-RAM) contava, no final de 2024, com 203 prestadores privados, "através de diferentes tipos de colaboração, seja por meio de acordos de facturação, convenção, acordos de cooperação e contratos-programa ou de programas de saúde", revelou hoje o organismo público.
Segundo a presidente do IASaúde, Rubina Silva, estas parcerias “têm contribuído para um acesso mais generalizado dos beneficiários do Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira, (SRS-Madeira) aos cuidados de saúde, aproveitando a capacidade instalada no setor privado, em complementaridade com o serviço prestado no setor público”.
Em nota de imprensa é também revelado que o maior número de prestadores com contrato relacional com o IASaúde encontrava-se na área dos programas de saúde, em especial, naqueles que foram criados como medidas de apoio adicional às famílias, como sejam os programas ‘Kit Bebé’, ‘+Visão Crianças e Jovens’, ‘+Visão Seniores’ e ‘+Sorriso’. No seu conjunto, estes programas representam 110 prestadores.
Nos acordos de facturação, o sector da radiologia é o que representa a maior fatia dos prestadores (14) e na convenção esse lugar é ocupado pela área das Ressonâncias Magnéticas Nucleares (quatro). Já os acordos de cooperação, que contemplam a área da saúde mental, contaram com quatro prestadores, enquanto os contratos-programa ao nível da Rede de Cuidados Continuados Integrados (REDE) eram assegurados por sete prestadores.