A escassez de habitação em Portugal exige soluções inovadoras e as casas modulares e impressas em 3D estão a destacar-se como alternativas eficientes e acessíveis para a construção de “habitação necessária”, como caracteriza José Maria Ferreira, CEO da Havelar, neste episódio do podcast O Futuro do Futuro.

À conversa com João Miguel Salvador, o responsável pela empresa de construção - pioneira na impressão de casas em 3D - explica a atual crise habitacional em Portugal e destaca a escassez de oferta, o custo e o tempo necessário para construir casas ‘tradicionais’ como principais problemas.

Felizmente, defende José Maria Ferreira, a inovação tecnológica pode ajudar a oferecer opções mais eficientes - tanto no que ao custo como o ao tempo diz respeito. “Demora metade do tempo e custa metade do preço”, garante, numa altura em que já há casas no mercado e cresce o interesse na criação de verdadeiras comunidades.

Produzidas em fábrica e montadas no local, estas casas podem ser adaptadas a diferentes necessidades e estilos de vida. Além disso, permite que se construa com menos desperdício e com recurso a materiais mais sustentáveis. Uma das novidades é a “Impressão em terra”, que utiliza até materiais argilosos.

Não se esqueça de seguir O Futuro do Futuro na sua plataforma de podcast preferida ou de nos ouvir nos sites do Expresso, da SIC e da SIC Notícias.

Convidamo-lo ainda a partilhar este episódio com os seus amigos ou familiares. E se tiver sugestões para nos dar, também estamos cá para o ouvir.

Já sabe que o amanhã passa por aqui.