Quando falamos com Kiran para conhecer a sua história, esta nepalesa, já cidadã portuguesa, estava em Portugal há cerca de oito anos e tinha 45 anos. É uma mãe solteira, com um filho a terminar um curso em Marketing e Publicidade e uma filha com problemas de desenvolvimento cognitivo da qual tem de cuidar, apesar de ser já uma adulta também.

Kiran não é o seu nome verdadeiro. De forma a poder falar abertamente sem antagonizar a sua comunidade e também por ter um centro de estética no centro de Lisboa, escolheu resguardar-se um pouco.

A sua vida muda quando a irmã, noiva de um rapaz que os pais tinham encontrado para ela, foge poucas horas antes da cerimónia. O rapaz não aceita qualquer compensação na forma de dinheiro ou bens, jóias ou até terrenos foram oferecidos à sua família, mas eles querem uma noiva. E Kiran é chamada a decidir se salva ou não a família da vergonha social associada à promessa de casamento quebrada.

Este testemunho, tal como os que vamos contar nos próximos episódios deste podcast, foi recolhido pelo projeto Diários de Migrantes, da Arquivo dos Diários, uma associação sem fins lucrativos que visa preservar memórias autobiográficas de todos os que desejem escrevê-las. A iniciativa foi financiada pelo Fundo Social Europeu e pelo Portugal2020. Quem estiver interessado pode saber mais na página do projeto, que continua a aceitar biografias e diários em texto, mas também em vídeo ou desenho.

As passagens do diário de Kiran são lidas pela jornalista Joana Pereira Bastos, o guião, a adaptação dos diários e as entrevistas são da jornalisa Ana França e a sonoplastia de toda a série é de Salomé Rita. As capas que ilustram cada episódio é de João Carlos Santos e Tiago Pereira Santos. A coordenação é de Joana Beleza e a direção de João Vieira Pereira.

SIC Notícias

Kiran, Usman, Salima, Willy e Filomena: cinco diários contam as vidas em trânsito de cinco pessoas que o destino trouxe até Portugal. Aqui ouvimos uma adaptação das páginas que elas escreveram, sobre o seu passado e a experiência migratória, e que a associação 'Arquivo dos Diários' partilhou com o Expresso. Ouça e subscreva em qualquer plataforma de podcasts: