O Presidente norte-americano dirigiu-se à nação, esta quinta-feira, dois dias após as eleições presidenciais que elegeram o republicano Donald Trump. “Temos de respeitar a escolha que o país fez”, disse.

Joe Biden disse já ter falado com Donald Trump. “Ontem, falei com o Presidente eleito para o felicitar pela sua vitória e assegurei-lhe que iria orientar toda a minha administração a trabalhar com a sua equipa para garantir uma transição pacífica e ordeira. É isso que o povo americano merece”, afirmou Biden, numa alocução a partir do Jardim Rosa da Casa Branca, em Washington D.C., diante de uma plateia de colaboradores e familiares.

Biden surgiu sorridente e bem disposto e falou durante cerca de cinco minutos, num tom por vezes paternal. Disse compreender os sentimentos contrastantes provocados pelo resultado das eleições, mas que é importante “aceitar a escolha que o país fez”.

O caráter de Kamala

“Sei que para algumas pessoas é tempo de vitória. Para outras, é um momento de perda. As campanhas são concursos de visões concorrentes. O país escolhe um ou outro, nós aceitamos a escolha que o país fez”, disse Biden.

Não se pode amar o país apenas quando se ganha. Não se pode amar o próximo apenas quando se concorda. O que podemos fazer, independentemente de em quem votamos, é vermo-nos uns aos outros não como adversários, mas como concidadãos americanos.”

Joe Biden dedicou palavras também à sua vice-presidente, elogiando o “verdadeiro caráter” de Kamala Harris patente nos comentários que fez após a sua derrota eleitoral. “Ela fez uma campanha inspiradora e todos puderam ver algo que aprendi desde cedo a respeitar tanto: o seu caráter.”

Efeito a prazo da obra feita

A pouco mais de dois meses de terminar o mandato, Biden elogiou o trabalho feito pelo seu governo. “Grande parte do trabalho que fizemos já está a ser sentido pelo povo americano. Mas a grande maioria não será sentido — será sentido nos próximos 10 anos.”

Referiu que há legislação aprovada que só agora “está realmente a entrar em vigor”. E realçou que a sua Administração realizou obras em infra-estruturas no valor de mais de um bilião de dólares, o que mudará a vida das pessoas nas comunidades rurais e nas comunidades que estão em “dificuldades reais”.

Naquelas que foram as suas primeiras declarações públicas desde a derrota democrata, Biden dirigiu-se também à base partidária. “Os reveses são inevitáveis, mas desistir é inesquecível”, disse. “Uma derrota não significa que fomos derrotados. Perdemos esta batalha. A América dos vossos sonhos está a pedir-vos que se levantem”, disse. “O espírito americano perdura.”