
O Papa Leão XIV reabriu o apartamento papal no Palácio Apostólico, este domingo, que estava selado desde 21 de abril, após a morte do Papa Francisco. A informação foi avançada hoje pelo Vaticano.
O sucessor de Francisco pediu que o apartamento fosse reaberto no final da oração do Regina Caeli, feita a partir da Loggia das Bênçãos, neste domingo.
O Vaticano partilhou as imagens do momento, onde é possível ver a fita vermelha a ser cortada e Leão XIV a abrir a porta com uma chave. De seguida, o ex-cardeal Robert Prevost, é visto a visitar o local, que conta com aposentos como uma capela privada e um escritório.
Não se sabe ainda se Leão XIV vai morar no apartamento pontifício, situado no terceiro andar do Palácio Apostólico, com janelas viradas para a Praça de São Pedro.
Durante o seu papado, Francisco não morou neste apartamento. Vivia, desde 2013, na Casa Santa Marta, uma residência mais simples, onde acabou por morrer.
Os selos foram retirados e o apartamento foi reaberto na presença do camerlengo, Cardeal Kevin Joseph Farrell, do Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, acompanhados de vários arcebispos com cargos no Vaticano.