O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico levantou, este domingo, o alerta de tsunami que tinha emitido após um terramoto de magnitude 7,1 registado ao largo de Tonga, um país insular do Pacífico.

"Segundo os dados disponíveis, a ameaça de tsunami causada por este terramoto está concluída", indica o portal de alertas do organismo.

O centro de alertas tomou a decisão após se registarem ondas entre 0,01 e 0,05 metros acima do nível do mar, enquanto antes tinha advertido para a chegada de ondas de até um metro.

"Poderão ocorrer flutuações menores no nível do mar em algumas zonas costeiras próximas do terramoto durante as próximas horas", sublinha na sua mensagem.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que regista a atividade sísmica em todo o mundo, indicou que o abalo ocorreu às 01:18 da madrugada de segunda-feira, hora local (12:18 em Lisboa), a uma profundidade de 10 quilómetros abaixo do fundo do mar.

O sismo registou-se a cerca de 90 quilómetros a sul da cidade de Pangai, com perto de 2.000 habitantes, e a noroeste de Nucualofa, a capital, com perto de 27.600 habitantes, a cidade mais populosa do país.

O organismo de alerta de tsunamis apontou que em Nucualofa a subida do mar registada foi de 0,01 metros, enquanto em Alofi, a capital da ilha de Niue - um estado livre associado com a Nova Zelândia - chegou a 0,05 metros.

- Com Lusa