Toda a costa centro e norte de Portugal continental está esta quarta-feira sob aviso amarelo devido à agitação marítima, e as ondas podem atingir os 15 metros de altura. As autoridades apelam a população a evitar possíveis situações de risco.
A partir das 18:00, o cenário altera-se. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou a costa desde Lisboa até Viana do Castelo sob aviso vermelho. Já os distritos de Setúbal, Beja e Faro ficam sob aviso laranja.
Na quinta-feira, toda a costa portuguesa estará sob aviso vermelho por causa da agitação marítima.
Perante a agitação marítima forte, o comandante José Marques Coelho, capitão do Porto de Cascais, apela à população para evitar situações de risco:
“ O socorro é extremamente complexo e perigoso e daí recomendamos que as pessoas se abstenham de se colocarem numa situação de risco (...) O mar está agreste, difícil e perigoso p ara quem pretende exercer atividades, mas também para quem necessita de efetuar as missões de salvamento. ”
A população deve evitar praticar atividade junto à orla costeira, principalmente nas zonas de rebentação, arribas e falésia; e prudência, uma vez que, nestas condições de mar, a ondulação pode chegar a zonas que, normalmente, são consideradas seguras, segundo o comandante, que deixa ainda algumas recomendações para a comunidade piscatória e náutica de recreio:
- Regressar a um porto de abrigo;
- Reforçar a amarração;
- Ter atenção às embarcações fundeadas ou atracadas;
- Evitar sair para o mar até que as condições melhorem.
A orla costeira do concelho de Ovar, que pertence ao distrito de Aveiro, está sob aviso vermelho a partir das 18:00 e as autoridades apelam a uma atenção redobrada.
O presidente da Câmara de Ovar, Domingos Silva, alerta a população para evitar a orla costeira. Em especial, a marginal junto à Praia do Furadouro que está desprotegida, uma vez que o molhe (estrutura costeira semelhante a um pontão) tem sido danificado nos últimos anos pelo mar.
De acordo com a agência Lusa, que cita a Marinha portuguesa, as barras marítimas de Aveiro, Caminha, Douro, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Ericeira, Sã Martinho do Porto e Alvor estão esta quarta-feira encerradas. Viana do Castelo e Leixões estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 30 e 24 metros, respetivamente.
Vários distritos também sob aviso devido à chuva, vento e neve
Todos os distritos à exceção de Évora, Portalegre e Santarém estão também sob aviso por causa do vento forte.
Durante a manhã desta quarta-feira, Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão sob aviso amarelo devido à chuva.
- Aluimento de terras em Viana do Castelo danifica várias viaturas
- Serra da Estrela: condições de tempestade cortam acessos à Torre
No interior, o IPMA colocou ainda os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viana do Castelo e Castelo Branco sob aviso amarelo devido à possibilidade de queda de neve.
Estes são os efeitos da passagem da depressão Ivo, que atinge a partir desta quarta-feira o país, e que se deverão manter até ao final do dia de amanhã.